Embalagens

Cargas perigosas e etiquetas.

Embalagens

A embalagem utilizada na logística internacional e nacional é um recipiente ou envoltura que armazena produtos temporariamente e serve principalmente para agrupar unidade de um produto, com vista à sua manipulação, transporte ou armazenamento. Outras funções da embalagem são: proteger o conteúdo, informar sobre as condições de manipulação, exibir os requisitos legais como composição, ingredientes, etc e fazer promoção do produto através de gráficos.

Embalagens mais utilizadas:

Cargas Perigosas

Alguns produtos e mercadorias são consideradas "cargas perigosas", obrigando importadores/exportadores, transportadores, manuseadores de carga, armazenadores e todos os demais envolvidos diretamente com a logística deste transporte, de estarem cientes e cumprirem as normas que ditam os procedimentos de segurança especifica da classe, a que está enquadrado cada produto perigoso.

É obrigação do fornecedor informar de que o produto entregue ao transporte é um produto perigoso e de providenciar toda a documentação exigida, etiquetas e , embalagens homologadas e válidas, fabricadas por empresas credenciadas, sujeito a pena criminal, caso haja descumprimento e ônus pela desinformação de sua parte.

Cada classe e subclasse possui procedimentos para ações emergenciais no caso de acidentes, estas considerações são aplicáveis dentro de uma aeronave ou navio que está transportando passageiros, carga ou ambos.

Etiquetas

Classe 1:

Explosivos

Classe 2:

Gases inflamáveis
Gases não-inflamáveis, não-tóxicos
Gases tóxicos

Classe 3:

Líquidos inflamáveis

Classe 4:

Sólidos inflamáveis
Substâncias sujeitas a combustão espontânea
Substâncias que, em contato com a água, emitem gases inflamáveis

Classe 5:

Substâncias oxidantes
Peróxidos orgânicos

Classe 6:

Substâncias tóxicas (venenosas)
Substâncias infectantes.

Classe 7:

Materiais radioativos

Classe 8:

Materiais corrosivos

Classe 9:

Substâncias perigosas diversas

Etiquetas e Marcações de Manuseio